16 de julho de 2007

POEIRA NELES A CAMINHO DE FÁTIMA

Pois é, os Poeira Neles lá conseguiram cumprir um dos seus grandes objectivos para este ano de grandes pedaladas - Ir a Fátima de Bike.
A saída estava marcada para as 5 horas e 30 minutos, mas saiu-se às 5 horas e 45 minutos. Não a culpa não foi do kaímbras, foi da logística. Os cinco bravos lá iniciaram a sua marcha numa pedalada vigorosa. Lamenta-se o facto de cedo, ao km 2, ter surgido uma lesão grave num companheiro - o Kedas. Não, não foi queda, foi uma caimbra no cérebro que lhe fez parar o referido órgão. Até Santa Comba Dão nem uma palavra, um ambiente negro surgiu e todos temeram que a doença súbita do Kedas se pegasse. A partir de Sta. Comba tudo voltou à normalidade e os quatro bravos lá seguiram caminho, a comandar o Mimosas que já tinha feito o caminho e o Kaímbras, o Fininho e o Sandes sempre na rodinha, é sempre o mesmo, a teta - leia-se roda - do Mimosas dá para todos, mamem meus lindos.
A primeira paragem foi depois das bombas de gasolina - Restaurante Lampreia - junto ao IP3, foi nesta altura que chegou o nosso apoio - Paulo Lucena - com a tão anseada "bucha".



Voltou-se para o ofício do pedal em direcção a Coimbra pela estrada das Beiras, um percurso lindo junto ao rio Mondego desde Penacova até à cidade dos estudantes. Nesta estrada um dos companheiros sofreu um acidente que poderia ter sido grave. No entanto, a Nossa Senhora e a sorte acompanharam o Kaíbras - o que não faz um "queijo".



Lá se chegou à entrada de Coimbra, virou-se em direcção ao Hospital Sobral Cid - aí pensámos em alguém - e iniciou-se a subida em direcção a Condeixa, evitando-se assim a estrada nacional n.º 1 - agora IC2. Chegados a Condeixa entrámos no IC2 e lá fomos em direcção à terra onde há muitas pombas - esta frase é do Sandes - Pombal. Nesta localidade parámos para retemperar forças, pois o nosso corpinho precisa de alimento.


O Kaímbras estava lá dentro, tinha medo que lhe comessem o lanche.



(Da esquerda para a direita) - O Fininho (Paulo) e o Sandes (Pedro) a descansar e a "meter combustivel".

Olhem só p'ró jeitinho e p' pose do Fininho - não haja dúvidas - tem jeitinho.

Comemos e seguimos viagem para poucos kms depois virar à esquerda em direcção ao Barracão de Leiria (sem ir pelo IC2). Aí encontrá-mos algumas dificuldades - subidas - mas tudo se fez. Os kms já se faziam sentir nas pernas, no entanto, ninguém esmoreceu e lá se continuou com afinco para cumprir o objectivo.

O Tio Manuel "Guerra" (Kaímbras) no final de uma dura subida, lá atrás vem o Fininho já todo roto mas com a moral em cima.
Toca a andar pessoal que já cheira a Fátima - dizia o Zé Pais (Mimosas) - e a malta sempre a pedalar, passaram as Colmeias, Caranguejeira e iniciou-se a subida para a Santa Catarina, o último grande obstáculo até à chegada. Todos o fizeram, uns mais frescos outros menos, mas todos conseguiram alcançar a capela alusiva à Santa Catarina da Serra e então aqui já se podia quase afirmar - cheguei a Fátima.
Mais uns poucos kms e lá estava a tabuleta com o nome pensado tantas e tantas vezes durante um dia - FÁTIMA.

Aqui vão os bravos a chegar à placa que refere o nome da localidade de Fátima. E como sempre o da frente é ... adivinhem.

Lá chegámos todos são e salvos, uns em melhor estado que outros, mas todos chegaram. Para terminar em beleza, ao contrário, um episódio no mínimo caricato. Multaram o nosso condutor por estar a ouvir o som das fotografias - isto não se faz - que raio de máquina fui eu comprar que despertou a curiosidade do Paulo Lucena, desculpa lá a tecnologia.



Toda a malta a falar com a autoridade, mas não deu resultado nenhum. Demorou a chegar o GNR que passava a multa (45 minutos). Até o Kaímbras perguntou: Vocês vêm trabalhar sem a mala da ferramenta?

Apesar do final azarado ninguém perdeu a fé na Nossa Senhora de Fátima que nos acompanhou nesta árdua viagem, os azares são meras contingências. A todos os que participaram uma palavra de apreço pela excelente companhia e entreajuda. Faço votos que para o ano que vem mais Poeiras possam fazer esta viagem. Não queria terminar sem agradecer ao Paulo Lucena que se prontificou em nos acompanhar nesta viagem, sem ele nada era possível. Obrigado e até para o ano.
José Pais - o que vos abana.

9 de julho de 2007

Passeio à Sra. da Lapa





Boa tarde malta


As fotos do passeio a Fátima ainda não estão disponíveis, mas aqui vão algumas do passeio ( ida e volta ) à Sra. da Lapa na sexta feira , dia 7. Partida às 7 h e depois foram 114 km durinhos com 3o e tal graus a partir das 11 h até ao final, aí por volta das 15 h 30m. Dos 3 valentes, Mimosas, Kedas e Tamagoshi, só este último não pode concluir o passeio "em cima dela", devido a um problema de ordem técnica ( falta de combustível ? ) aos 90 km, sendo imediatamente assistido pela magnífica equipa de apoio.
Uma das fotos é na Sra. dos Caminhos que ficava a meio do percurso. Numa das fotos pode-se avaliar a "trepa" que nos apareceu quase à chegada à Sra. da Lapa.
Abençoado velhote, que nos presenteou aquele regador cheio de água fresca no final da dita "trepa".
Um abraço do Tamagoshi e até breve, com mais fotos doutras jornadas !!!!